Há tempos se sabe que rir aumenta o bem-estar, pois libera hormônios como a endorfina, que promove a sensação de prazer.
Mas as descobertas recentes apontam que uma boa risada reforça o sistema imunológico, diminui o estresse, reduz a pressão arterial e até pode ajudar no combate ao câncer.
Segundo o cardiologista Fernando Lucchese, do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, "talvez a melhor resposta positiva do riso seja justamente a sua ação sobre os agentes anti-inflamatórios e imunológicos, que são a base de todas as doenças principais hoje, como infarto, derrame e câncer".
Um estudo realizado na Universidade Técnica do Texas, coordenado pela pesquisadora Judith Kupersmith, indica que o bom humor é um bloqueador natural de substâncias que interferem negativamente no nosso organismo. Utilizando métodos sofisticados como a neuroimagem, os resultados mostram que dar uma gargalhada provoca um aumento na atividade de células chamadas de
"natural killers" , que atuam na defesa do corpo contra vírus, bactérias e até tumores.
Já nascemos sabendo rir - estudos feitos com crianças cegas e surdas demonstram que, desde o nascimento, elas já riem. Inclusive fetos, no final da gestação, são capazes de sorrir, o que mostra que faz parte dos nossos genes.
Especialistas chegaram á conclusão que rir também é uma estratégia evolutiva, que garante ao ser humano mais chances de sobrevivência. "O riso tem, entre outras, a função de facilitar as interações sociais, diminuindo o estresse e facilitando o contato entre os indivíduos. Assim, pode-se rir quando se está com medo, por exemplo, para tentar reduzir a própria tensão e a agressividade do outro, que é uma ameaça", explica o neurologista Victor Martinez, do Hospital São Lucas da PUCRS.
Outra conclusão de Martinez é sobre o "
sorriso espelho", aquela cena que acontece quando alguém começa a rir e, de repente, a gente começa a gargalhar junto. Os responsáveis seriam os "
neurônios espelhos", que entram em ação quando vemos alguém executando alguma atividade. Seu funcionamento ainda não é bem explicado, mas se sabe que, quando prestamos atenção em alguém realizando uma ação, nossa região motora (que entraria em ação executando a mesma tarefa) também é ativada.
Até os animais sorriem ....
... é o que indica uma série de estudos. "Todos os animais manifestam satisfação de alguma forma. É uma forma de rir", afirma o cardiologista Fernando Lucchese.
Os macacos riem de forma semelhante aos homens, daí o riso poder ter evoluído até mesmo antes dos primatas aparecerem. Nos ratos de laboratório, pesquisas indicam que eles ficam mais próximos de mãos que os coçaram do que de mãos que apenas os acariciaram. E, quando coçados, os ratos emitem sons de alta frequência que lembram o riso.
Em uma praça em Mumbai, na Índia, as pessoas se reúnem para praticar a Hasya (gargalhar, em sânscrito) Yoga, uma técnica criada em em 1995 pelo médico Madan Kataria, para promover risadas em grupo e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Homens de um lado e mulheres de outro, eles levantam os braços, em movimentos de alongamento, descem o corpo, sobem e, de repente, todos caem em uma grande e sonora gargalhada. Rindo sem parar, sacodem-se, giram o corpo e emitem sons - é a própria terapia do riso.
Estas sessões se espalharam pelo mundo, e a prática tem mais de 6 mil Clubes da Gargalhada, em mais de 60 países. No Brasil, a primeira e única escola foi fundada em Belo Horizonte e, para a fundadora Mari Viera, "nessa terapia a gente não ri do outro, não usamos piadas, porque a verdade é que temos de rir de nós mesmos".
E tem mais: a região cerebral que registra quando algo bom ocorre, acionada quando vemos uma pessoa bonita, fica ainda mais ativa quando ela sorri. Então, gargalhar é o tratamento de beleza mais barato, rápido e eficaz já inventado.
Tá esperando o que pra dar aquela sonora gargalhada? Aqui vão mais alguns argumentos ...
* Rir cem vezes durante o dia tem os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos.
* Pacientes cancerosos são munidos de melhor defesa imunológica pelo riso.
* Uma sessão de comédia reduz a glicose após as refeições.
* O riso provoca vasodilatação, o que é benéfico para o sistema vascular.
* Em 15 minutos de risadas gastamos 40 calorias ... rir emagrece!
Fonte: Caderno Vida/ jornal Zero Hora