terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Alimentação: Ingredientes do Mal

Muitas vezes a gente acha que sabe o que está comendo mas, na verdade, nem imagina. Sabemos que para ter uma dieta saudável, além de outras coisas, o ideal é evitar alimentos ricos em sódio, gordura saturada e açúcar, presentes em quantidades enormes nos industrializados. Mas não é isso.

Nessa busca por manter o bom funcionamento do organismo, a sugestão é ficar de olho no que vem escrito nas embalagens e rótulos.



A nutricionista Sibele Pereira fez uma lista com algumas substâncias que devem ser evitadas:

* Benzoato de sódio: conservante com propriedades antifúngicas e antibacterianas, pode causar hiperatividade em crianças e, associado à vitamina C, forma o benzeno (que é um agente cancerígeno). Encontrado em molhos, gelatinas, embutidos e refrigerantes.


* BHT e BHA: são antioxidantes usados para evitar a oxidação das gorduras dos alimentos e a formação de fungos. Aumentam os riscos de câncer, enfraquecem o sistema imunológico, e são encontrados na cerveja, na margarina, na batata frita e outros industrializados.


* Glutamato monossódico: esse é 'ótimo' e bem conhecido, pois realça o sabor do alimento. Mas pode causar dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais e obesidade. Está muito presente nos alimentos congelados, biscoitos, enlatados e nos temperos prontos.


* Bromato de potássio: é um aditivo alimentar usado no processo de panificação de pães brancos e outras massas industrializadas. É proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por favorecer o surgimento de tumores renais, distúrbios urinários e infecções.


* Acrilamida: encontrada em alimentos submetidos a altas temperaturas, como as frituras, é um produto químico cancerígeno para os animais, mas ainda não comprovado o mesmo efeito em humanos. Mas a Anvisa alerta para o risco no consumo exagerado.


* Nitrito/nitrato de sódio: aditivos encontrados nas carnes processadas,  preservam a cor e o sabor destes alimentos, tais como salame, mortadela, salsicha, bacon, etc. Quando em contato com o estômago, estas substâncias viram nitrosaminas e favorecem o surgimento de tumores.


* Óleo vegetal bromado (BVO): é um aditivo estabilizador  usado no preparo de bebidas esportivas e refrigerantes, e que ajudam para que os outros ingredientes não se separem durante o processo de fabricação. O consumo desenfreado pode causar problemas na tireoide, alterações nervosas e distúrbios na memória.


* Xarope de milho (HFCS): ampla presença nos produtos industrializados, como coberturas de sorvetes, geleias, barra de cereais, molhos prontos e outros. Favorece a  diabetes e prejudica a taxa metabólica.


* Corantes e aromatizantes: difícil encontrar um rótulo sem a presença destas substâncias, que ajudam a dar sabor e realçar a cor dos alimentos. Podem provocar reações alérgicas e até causar ações tóxicas em fetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário