terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Férias & Regras

Está aberta a temporada de férias de verão!
Tempo de dar uma parada para recuperar as energias, pois a falta de descanso pode levar a problemas de saúde, ao aumento de conflitos familiares, riscos de acidentes de trabalho, estresse ...
Não há estudos o suficiente que comparem a produtividade de um país e a quantidade de dias de férias. Mas há uma percepção de que, na maioria das vezes, o excesso de trabalho pode prejudicar a produtividade.




Os dias de férias estabelecidos por lei variam de um país para outro. O direito a um mínimo de três semanas de férias remuneradas está previsto em convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência ligada à ONU, mas isso não significa que todos os países acatem.

Segundo dados da OIT, Estados Unidos, Índia, Paquistão, Sri Lanka e Gâmbia não estipulam dias de férias em sua lei. Já a União Europeia determina o mínimo de quatro semanas para seus países membros.
Geralmente os países tem entre 20 e 23 dias úteis (não consecutivos, excluindo os finais de semana), mas é difícil a comparação pois as leis são diferentes.  Alguns consideram os dias corridos, como o Brasil, incluindo os finais de semana no período total, mas outros contam apenas os dias úteis.

Segundo o estudo, os Emirados Árabes e o Iêmen lideram o ranking dos países com mais dias de férias, com 30 dias úteis. No lado oposto estão a China e a Nigéria, que determinam cinco (!!!) dias por lei. O Brasil tem 30 dias de férias mas são contados dias corridos (não são só os dias úteis, a conta inclui os finais de semana) portanto, para a OIT, o país tem cerca de 21 dias úteis de descanso.

Jon Messenger, especialista de condições de trabalho da OIT, afirma que o limite estabelecido por lei não significa, necessariamente, a quantidade de dias que um trabalhador costuma tirar por ano.
Nos Estados Unidos as férias são vistas como um benefício concedido pelas empresas, e a maior parte da população recebe duas semanas. Na Alemanha, apesar de o mínimo ser de 20 dias, o período costuma ser maior (pode chegar a 30 dias), pois os acordos coletivos das categorias estabelecem mais dias de férias. No Japão, a maior parte dos profissionais acaba tirando apenas a metade dos oito dias a que tem direito.

Férias ao redor do mundo:

Não há mínimo por lei: Estados Unidos e Índia

5 dias: China e Nigéria

6 dias: México

8 dias: Japão

10 dias: Vietnã, Argentina, Canadá, Colômbia, Equador e Paraguai

12 dias: Indonésia e Turquia

13 dias: África do Sul, Bolívia, Chile e Qatar

18 dias: Angola, Egito e Marrocos

20 dias: Senegal, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia e Suíça

21 dias: Brasil, Cuba, Peru, Arábia Saudita, Bahrein, Noruega e Espanha

22 dias: Portugal

25 dias: Áustria, Dinamarca, França, Suécia, Kuait e Síria

28 dias: Reino Unido

30 dias: Emirados Árabes Unidos e Iêmen




Fonte: Empregos e Carreiras UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário