terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sociedade B


Dificuldades para se adaptar ao modelo "das 8h às 18h"?

Cronobiologia é a ciência que estuda o relógio biológico. Cada pessoa tem o seu ritmo, chamado de cronotipo, e é ele que determina se a pessoa acorda bem cedo e cheio de gás, ou desperta só no final da manhã mas louco pra ficar um pouquinho mais na cama.

Baseado nisso, foi criada em 2006, na Dinamarca, a B-Society (Sociedade B), que luta por horários mais flexíveis para os que não conseguem se adaptar ao sistema 'das 8h às 18h' nas escolas e empresas. A engenheira Camila Kring foi a criadora deste movimento, que busca alternativas de horários para que as pessoas trabalhem no período que têm mais energia para isso. "A sociedade de hoje suporta apenas as pessoas do tipo A, que trabalham e estudam das 8h às 16h e das 9h às 17h. Na sociedade industrial, nós tínhamos apenas um formato de família, assim como um único formato de trabalho, tanto em termos de local como de espaço. Hoje em dia, a demanda é por pessoas que trabalhem 24 horas por dia. Acredito que um país que deseja ser um player importante na competição global, trabalhando com valores imateriais como inovação e criatividade, precisa criar uma sociedade mais flexível que apoie maneiras diferentes de se viver e de trabalhar", destaca Kring.

O objetivo da Sociedade B é uma mudança cultural, integrando nas cidades uma política familiar, política de trabalho e política de trânsito.
Para caracterizar se uma pessoa é do tipo A ou B, seguem alguns aspectos de cada grupo:

* Tipo A: acordam cedo sempre, inclusive nos finais de semana. Mesmo que durmam às 2h da madrugada, vão acordar cedo no dia seguinte, pois não conseguem dormir até 9h ou 10h.

* Tipo B: têm mais energia depois das 10h e, muitas vezes, dormem muito no final de semana para compensar o sono da semana ao terem que se encaixar na sociedade A.

Apesar da Sociedade B não estar plenamente implantada na Dinamarca, alguns indícios apontam que a situação por lá está mudando. Com a conscientização, 'pessoas A' e 'pessoas B' já são termos comuns. Em 2007 foi implantada numa escola a primeira 'turma B', cujas aulas começam às 10h, e atualmente outras escolas também oferecem esta opção de horário. Da mesma forma algumas empresas, que apoiam a flexibilização dos turnos.

O movimento da Sociedade B está presente em 50 países, e segue trabalhando para o reconhecimento da igualdade entre cronotipos dentro da União Europeia e dos quadros da Nações Unidas como um direito humano básico dentro do cronotipo biológico humano individual, buscando uma vida mais saudável.

Se você é daqueles que não funcionam de manhã, não leve em conta a alcunha de 'preguiçoso', talvez a culpa seja do seu corpo.

Fonte: Vida e Estilo/Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário