quinta-feira, 24 de julho de 2014

Empregos do Futuro

Com o passar dos anos, empregos foram desaparecendo enquanto outros vão surgindo.
Que fim levou o afiador de facas e alicates que passava pelas ruas apitando em cima de uma bicicleta? E os datilógrafos, formados depois de horas de curso enfadonho e técnicas mil? E o entregador de leite, com aqueles jarros enormes à porta de casa? Provavelmente só os mais antigos tenham convivido com eles.
Com as mudanças na sociedade e os avanços da tecnologia, novas profissões pedem passagem. E assim como no passado, as tarefas de hoje podem não ser as mesmas de amanhã.
E quais serão as profissões do futuro?


O site universia.com.br aposta em algumas delas:

* Especulador de moedas virtuais: assim como qualquer transação financeira, as moedas virtuais vão precisar de especialistas com conhecimentos financeiros e de tecnologia.

* Adaptador Corporativo: uma tendência é que as empresas comecem a se fundir para aumentar a base de clientes e diminuir a concorrência. Com culturas e valores diferentes, será necessário um profissional com conhecimento administrativo e de psicologia, a fim de adaptar as corporações para que coexistam em harmonia.

* Professor Hacker: tudo indica que aumentará o número de hackers, e será preciso ensinas às crianças como se proteger dos ataques virtuais. O professor hacker teria formação em pedagogia e informática, e passaria aos alunos as estratégias utilizadas pelos programadores.

* Arquiteto Digital: parece que os designers farão parte do passado, pois os sites serão tão complexos que exigirão verdadeiros arquitetos digitais. Serão profissionais com conhecimentos em arquitetura, design e informática, aptos a elaborar estruturas online para sites e plataformas.

* Engenheiro de Imigração Animal: com as mudanças climáticas, animais passarão e migrar de um local para outro, em movimentos longos e constantes, e que exigirão especialistas analisando e controlando este processo. Conhecimentos de biologia, logística e engenharia formam o perfil deste profissional.

* Terapeuta Digital: profissional especializado em tecnologia e na área de informática, para dar suporte aos que dependem cada vez mais da tecnologia.

* Consultor de Privacidade: com as redes sociais e os compartilhamentos cada dia mais onipresentes, é possível que o internauta não saiba quais os limites para o tipo de perfil dele. É aí que entra este profissional, especialista em psicologia, direito e tecnologia.

* Curador Digital: no futuro será ainda maior os milhões de dados disponíveis. Para filtrar quais informações serão realmente importantes e como fazer o melhor uso delas, este profissional será fundamental para as empresas em geral, jornais e outros meios de comunicação.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário