terça-feira, 22 de julho de 2014

Mentoring e Coaching

Mentoring e Coaching são técnicas que auxiliam no desenvolvimento de carreira, mas utilizadas em situações diferentes.
Na busca pela ascensão profissional, mentores e treinadores podem fazer a diferença rumo ao sucesso. As metodologias e os objetivos de ambas as técnicas são parecidos, mas as finalidades são diferentes.
No mentoring, há um guia que serve de referência, aconselha e passa sua experiência. No coaching, um orientador incentiva a fazer reflexões sobre os objetivos e a traçar planos de ação para atingi-los. Cada qual a sua maneira, ambas podem ajudar no desenvolvimento profissional, a questão é saber qual delas é a mais indicada para o momento da carreira de cada um. E o uso de uma delas não exclui a outra - há empresas que adotam as duas práticas de gestão de carreira, mas com objetivos diferenciados.
Os resultados práticos são profissionais mais confiantes e motivados.



* Mentoring:
- Ferramenta onde uma pessoa experiente ajuda uma iniciante, em um tipo de 'apadrinhamento' que possibilita o aprendizado e o desenvolvimento da carreira do profissional mais jovem.
- As sessões podem ser individuais ou em grupo, em encontros presenciais ou virtuais.
- A missão do mentor é ajudar no desenvolvimento de habilidades que serão decisivas na vida profissional, além de disseminar os valores da empresa e aprimorar seus relacionamentos. Também é indicado para quem quer empreender, está em momento de transição de carreira, ou quer planejar a aposentadoria.
- Geralmente é aplicado quando há necessidade de substituição ou para a integração de novos funcionários, ficando a cargo dos departamentos de Recursos Humanos.
- O mentoring costuma utilizar os talentos da empresa, impulsionando a inovação e a criatividade, e tornando a organização mais competitiva.

* Coaching:
- Processo de aceleração de resultados no qual o cliente forma parceria com uma espécie de 'treinador' ou conselheiro, com o propósito de identificar e alcançar metas.
- Precisa de foco e objetivo: se parte de um ponto de 'onde estou' para a realização do 'onde quero chegar', daí a necessidade de se traçar um plano de ação.
- As empresas contratam coaches para treinar executivos e melhorar o trabalho das equipes. Mas um profissional também pode contratar, por conta própria, os serviços de um treinador.
- Por meio de perguntas e técnicas, o coach ajuda o profissional a sair da zona de conforto. O treinador ajuda no processo de autoconhecimento, partindo da premissa de que o profissional tem as respostas e as soluções para as suas questões.
- A cada sessão são definidas tarefas e prazos em conjunto.
- O processo de coaching pode ser realizado também em grupo, quando se trabalha objetivos do time.
- O resultado é o aumento da motivação e os atalhos para os caminhos para se alcançar os resultados.



Fonte: ZH Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário