terça-feira, 1 de julho de 2014

Profissões Assustadoras

Já falamos aqui no blog sobre os empregos dos sonhos...
E hoje o assunto são as profissões assustadoras, aquelas que causam arrepios na maioria dos 'mortais'.
Lógico que sonho e medo variam de pessoa para pessoa. E também é lógico que, independente da função exercida, se a profissão existe é necessário alguém para desempenhá-la.
Então o site americano Career Cast citou 10 áreas de trabalho sinistras, onde o sangue frio e a coragem encabeçam o perfil do candidato.


São elas:
* Aracnologista e Entomologista: aranhas e insetos em geral metem medo não só nas mulheres. Ambos profissionais devem ser formados em Biologia, e depois se especializar na área desejada. O aracnologista é o profissional que pesquisa a família dos aracnídeos (aranha, escorpião, tarântula, etc.), e o entomologista é o responsável por estudar os insetos da natureza.

* Médico Legista: é o profissional que realiza perícias para identificar a causa de mortes, lesões corporais e exumação de cadáveres. Atua principalmente em IMLs e deve ser formado em Medicina, e pós graduado em Medicina Legal.

* Mergulhador: o que para alguns seria o emprego dos sonhos, para outros é fobia na certa. Os mergulhadores exploram as profundezas dos oceanos em diferentes formas e áreas: pesquisas biológicas e oceanográficas, instrutores de mergulho, atuam em plataformas marítimas, reparam equipamentos debaixo d'água, dentre outras atividades. Não há graduação específica para a profissão, apenas cursos.

* Cientista Forense: tem como função ajudar a Justiça nos desdobramentos e resoluções de crimes, examinando armas, fluídos corporais, amostras de cabelo, DNA, etc. Os seriados de TV e o cinema são férteis em retratar este profissional, que pode ser graduado em diferentes áreas e se especializar em Perito Criminal ou Ciência Forense.

* Técnico de Materiais Perigosos: é o profissional que realiza o transporte de resíduos nucleares ou médicos, mas também pode ser responsável por serviços pesados de limpeza (com materiais arriscados). A certificação é obtida através de cursos específicos, sem obrigatoriedade de formação no ensino superior.

* Herpetologista: é a área da Zoologia que estuda os répteis, anfíbios e animais de sangue frio. Cobras e outros animais escamosos fazem parte do 'básico' desta profissão. É  necessária formação em Biologia e depois especialização no assunto.

* Ictiologista ou Biólogo Marinho: são especializados em estudar os vertebrados que vivem debaixo d'água. Tem simpatia por tubarões e baleias? Então basta se formar em Biologia ou Zootecnia e se especializar nesta área.

* Técnico de Laboratório Médico: é o profissional que se dedica as diferentes análises clínicas (sangue, urina, fezes, parasitas, etc.). Pode se graduar em nível técnico ou superior.

* Mineiro: atividade de quem extrai o minério de carvão, o mineiro passa horas/dias confinados em pequenos espaços sob a terra, com pouca luz e ventilação, e sujeito a riscos como desabamentos e explosões.

* Transmissor de Torres: profissional que opera em equipamentos de linhas de energia e celulares. Quem tem medo de altura deve fugir dessa profissão, mesmo usando os equipamentos de segurança obrigatórios para função.


Nenhum comentário:

Postar um comentário