terça-feira, 15 de julho de 2014

Etiqueta Empresarial

Estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas.
Competência técnica não é tudo - profissionais qualificados acabam sendo demitidos, enquanto outros nem tanto permanecem e ainda são promovidos. Muitas vezes, quem não tem uma boa habilidade para cultivar relacionamentos acaba tendo menos chances de sucesso, habilidade fundamental para o crescimento "em" e "de" uma empresa.
É aí que entra a etiqueta empresarial, um conjunto de ações usadas no trato entre pessoas e empresas, conduzidas pela boa educação, ética profissional e convenções sociais. O objetivo é reduzir os conflitos e as dúvidas entre o público e as organizações, proporcionando um clima de compreensão, confiança e parceria entre as partes que se relacionam.
É uma preocupação que deve envolver todas as esferas da empresa, do recepcionista ao presidente, a fim de transmitir uma imagem coesa, para alcançar êxito nas relações de negócios, e obter sólidas relações entre clientes e colaboradores. 


Fique atento a algumas situações:

* Pontualidade: sempre, em qualquer ocasião. Ao assumir um compromisso, cumpra o horário combinado e os prazos propostos. Imprevistos podem acontecer e, caso seja inevitável, faça contato com a parte interessada informando sobre o atraso.

* Roupas: de preferência que sejam discretas, sem decotes ou modelos que chamem atenção em demasia. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho e, no caso de contatos externos, é o profissional que representa a empresa. A higiene pessoal também é de fundamental importância, bem como evitar os exageros no perfume e na maquiagem.

* Cordialidade: desde o primeiro contato, seja cordial e educado. Tenha sempre cartões profissionais disponíveis e bem conservados. Cumprimente a todos, independente do cargo que o interlocutor ocupe. Peça licença ao entrar em um local e só se sente se for convidado.

* Comunicação: olhe nos olhos do seu interlocutor e demonstre atenção durante a conversa. Mantenha uma postura adequada e, em caso de ficar sentado, acomode-se com fineza, não se jogue na cadeira de qualquer jeito.

* Organização: mantenha a mesa e seus pertences em ordem. Desta forma, na sua ausência, qualquer colega pode achar algo quando necessário.

* Respeito: fofocas devem ser evitadas a todo custo em qualquer ambiente profissional. Evite expor assuntos pessoais e também dos colegas. Controle a altura da voz e evite risadas em alto volume. Nunca use termos de baixo calão. Respeite os limites e o espaço de cada um.

* Celular e Tecnologia: deixe o celular no silencioso ou vibratório (principalmente durante reuniões!). Em caso de ligações pessoais, busque um local privado para falar e modere no volume da voz. Saiba sobre os limites no uso das redes sociais, a maioria das empresas possui políticas para utilização. Não faça desabafos relacionados ao ambiente de trabalho ou à empresa.

* Bom humor: ambiente descontraído é positivo, mas apenas com brincadeiras saudáveis e respeitosas, e no momento adequado. Bom senso também é fundamental, sempre.

* Opiniões: é normal divergir nas opiniões, mas é preciso saber argumentar e respeitar o ponto de vista do outro. Saiba ouvir opiniões diferentes da sua e seja flexível.

* Conduta: ao começar a trabalhar em uma nova empresa, procure se informar e leia com atenção sobre os códigos de ética e de conduta. Assim você pode se manter alinhado e em sintonia com a organização.

Lembre-se que o ambiente corporativo é profissional, e portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos diante dos amigos e familiares.

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