Estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas.
Competência técnica não é tudo - profissionais qualificados acabam sendo demitidos, enquanto outros nem tanto permanecem e ainda são promovidos. Muitas vezes, quem não tem uma boa habilidade para cultivar relacionamentos acaba tendo menos chances de sucesso, habilidade fundamental para o crescimento "em" e "de" uma empresa.
É aí que entra a etiqueta empresarial, um conjunto de ações usadas no trato entre pessoas e empresas, conduzidas pela boa educação, ética profissional e convenções sociais. O objetivo é reduzir os conflitos e as dúvidas entre o público e as organizações, proporcionando um clima de compreensão, confiança e parceria entre as partes que se relacionam.
É uma preocupação que deve envolver todas as esferas da empresa, do recepcionista ao presidente, a fim de transmitir uma imagem coesa, para alcançar êxito nas relações de negócios, e obter sólidas relações entre clientes e colaboradores.
Fique atento a algumas situações:
* Pontualidade: sempre, em qualquer ocasião. Ao assumir um compromisso, cumpra o horário combinado e os prazos propostos. Imprevistos podem acontecer e, caso seja inevitável, faça contato com a parte interessada informando sobre o atraso.
* Roupas: de preferência que sejam discretas, sem decotes ou modelos que chamem atenção em demasia. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho e, no caso de contatos externos, é o profissional que representa a empresa. A higiene pessoal também é de fundamental importância, bem como evitar os exageros no perfume e na maquiagem.
* Cordialidade: desde o primeiro contato, seja cordial e educado. Tenha sempre cartões profissionais disponíveis e bem conservados. Cumprimente a todos, independente do cargo que o interlocutor ocupe. Peça licença ao entrar em um local e só se sente se for convidado.
* Comunicação: olhe nos olhos do seu interlocutor e demonstre atenção durante a conversa. Mantenha uma postura adequada e, em caso de ficar sentado, acomode-se com fineza, não se jogue na cadeira de qualquer jeito.
* Organização: mantenha a mesa e seus pertences em ordem. Desta forma, na sua ausência, qualquer colega pode achar algo quando necessário.
* Respeito: fofocas devem ser evitadas a todo custo em qualquer ambiente profissional. Evite expor assuntos pessoais e também dos colegas. Controle a altura da voz e evite risadas em alto volume. Nunca use termos de baixo calão. Respeite os limites e o espaço de cada um.
* Celular e Tecnologia: deixe o celular no silencioso ou vibratório (principalmente durante reuniões!). Em caso de ligações pessoais, busque um local privado para falar e modere no volume da voz. Saiba sobre os limites no uso das redes sociais, a maioria das empresas possui políticas para utilização. Não faça desabafos relacionados ao ambiente de trabalho ou à empresa.
* Bom humor: ambiente descontraído é positivo, mas apenas com brincadeiras saudáveis e respeitosas, e no momento adequado. Bom senso também é fundamental, sempre.
* Opiniões: é normal divergir nas opiniões, mas é preciso saber argumentar e respeitar o ponto de vista do outro. Saiba ouvir opiniões diferentes da sua e seja flexível.
* Conduta: ao começar a trabalhar em uma nova empresa, procure se informar e leia com atenção sobre os códigos de ética e de conduta. Assim você pode se manter alinhado e em sintonia com a organização.
Lembre-se que o ambiente corporativo é profissional, e portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos diante dos amigos e familiares.
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