terça-feira, 23 de setembro de 2014

Empreendedor de Sucesso

Grande parte dos brasileiros gostaria de ser dono do próprio negócio, embora seja igualmente grande a taxa de mortalidade das empresas, muitas vezes causada pela falta de preparo do empresário.
Para quem almeja uma empresa de sucesso, causa alívio e esperança saber que algumas características podem ser aperfeiçoadas e desenvolvidas.




Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting dá as dicas:

* Planejar: nenhum negócio deve ter início antes de ser feito um minucioso planejamento. A análise dos concorrentes, os riscos, as oportunidades, estratégias, perfil do cliente em potencial e dos funcionários, as finanças, enfim, todo o cenário envolvido na empreitada. Antecipar e calcular as ações é sempre melhor do que apagar os incêndios.

* Ter proatividade , iniciativa e autoconfiança: características fundamentais do empreendedor de sucesso, pois os resultados não aparecem se não existirem ações. O profissional precisa confiar em si para a definição das estratégias, a tomada de decisões, os riscos calculados e a tomada de decisões de problemas que envolvem variáveis, diversos cenários e pessoas.

* Fazer conexões e ser criativo: em um mundo globalizado, o empreendedor deve estar atento às inovações e saber de que modo pode aplicá-las na realidade da empresa. Não basta estar por dentro apenas do seu campo de atuação, mas estar informado sobre as mudanças mundiais e seus impactos.

* Ter controle: tal qual o ditado "é o olho do dono que engorda o gado", o empreendedor deve estar ciente de que é ele quem está no comando. É necessário ter uma equipe afinada, competente, delegar tarefas e funções, mas nunca entregar todo o processo nas mãos de outros. Podem ser criados métodos que possibilitem a visibilidade dos projetos em andamentos, relatórios, canais de comunicação, etc.

* Liderar: uma equipe motivada e segura garante a legitimação do líder, que é a figura que faz o planejamento, reúne e organiza as ações, divide as tarefas, confere os resultados, dá o feedback.

* Ser persistente: dificuldades fazem parte da rotina de um negócio, as crises acontecem, mas a persistência, o bom senso e o jogo de cintura são fundamentais para a tomada de decisões e a resolução dos problemas. Ter em mente o seu potencial e suas habilidades ajudam ao colocar em prática um plano de ação. Nenhum negócio torna-se sucesso de imediato.

* Aprender sempre: o bom profissional está em constante capacitação e reciclagem, se informa nos mais diferentes veículos e fontes, ouve a opinião dos outros, se conecta com as novidades e os acontecimentos mundo afora. Desejando empreender mas sentindo falta de algumas aptidões e conhecimentos, nada melhor do que ir em busca de especialização e de aprendizagem, para que possa se desenvolver e aprimorar seu perfil como líder e gestor e, assim, potencializar as chances de um negócio bem sucedido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário