Especialistas dos Estados Unidos e da China colocaram um grupo de idosos de 60 a 89 anos (para o qual os antidepressivos não surtiam efeito), durante quatro semanas, jogando games desenvolvidos para estimular a atividade cerebral. Após o período, foi verificado melhoria nos níveis de depressão e da função cerebral.
Os programas foram criados para testar uma teoria segundo a qual o cérebro em processo de envelhecimento pode se regenerar por meio de exercícios intensos e, assim, recuperar as funções perdidas de aprendizado e memória, melhorando a tomada de decisões e aliviando a depressão.
O uso de medicamentos, além de demorar a fazer efeito, ainda pode provocar reações instáveis nos idosos - o êxito no tratamento acontece em apenas um terço dos pacientes.
Os resultados foram comparados aos de um grupo de idosos ao qual foi dado o antidepressivo Escitalopram, sem que tenham participado da 'terapia com computadores'. Os resultados sugerem que os exercícios cerebrais de quatro semanas através dos games foram tão eficazes em reduzir os sintomas de depressão quanto o medicamento - 72% dos participantes tiveram remissão completa da doença. O grupo que fez os exercícios com o computador apresentou melhoria nas medições da função cerebral executiva, mais do que os que se trataram com o antidepressivo.
O estudo não vai parar por aí, pois exige investigações mais detalhadas e uma amostra maior de pessoas analisadas.
Fonte: Vida e Bem-estar/ClicRBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário