terça-feira, 9 de setembro de 2014

Você não pode ser chefe quando ...

Aquela tão esperada promoção nunca vem?
Você se dedica ao máximo, se atualiza em cursos, se especializa, fala diversos idiomas, tem total domínio na área em que atua, é comprometido com os objetivos da empresa, e nem assim a tão almejada valorização chega?
Talvez o empecilho seja seu comportamento ou suas atitudes.



Segundo especialistas, você não pode ser chefe quando ...

* Só está de olho nas 'mordomias': recompensas materiais são importantes, mas não devem ser a única motivação para alcançar um cargo melhor. Celular da empresa, sala própria, secretária particular, carro à disposição, é só isso que você almeja? Então está na hora de rever seus conceitos. Supervalorizar estes benefícios pode retratar um profissional egocêntrico, individualista e arrogante.

* Não controla as emoções: um chefe precisa saber lidar com as suas e também com as emoções dos outros. Em face dos conflitos, de nada adianta gritar, se desesperar, depreciar os colegas, impor somente suas ideias, criticar as opiniões alheias. Atitudes assim causam desconfiança na equipe, demonstram desequilíbrio e deixam um clima péssimo no ambiente de trabalho.

* Tem medo de falar em público: exercite diariamente sua capacidade de expor ideias, isso vai ajudar quando tiver que falar para uma plateia numerosa. Em caso de dificuldades, opte por um curso específico.

* Tem medo de ser superado pelo colega: um bom trabalho em equipe faz com que todos tenham sucesso. Se você fica contrariado ao ver um colega se destacar, pode ser por insegurança e/ou falta de maturidade.

* Não equilibra vida pessoal e profissional: este é um dos maiores desafios, e o importante é buscar o meio termo. É fundamental equilibrar os momentos pessoal e na empresa para desempenhar bem suas tarefas e responsabilidades.

* Não delega tarefas: o chefe deve se preocupar com atividades mais estratégicas e, para isso, desenvolve sua equipe, estimula a pensar em novas soluções, delega atribuições e confia que as ações serão bem executadas. Ser centralizador impede a boa prática de liderança.

 * Não sabe/não gosta de trabalhar em equipe: é quase inevitável que a constante convivência e as pressões diárias gerem alguns conflitos. Mas trabalhar em equipe é fundamental para atingir bons resultados. Por isso,  é super importante saber lidar com as diversidades, dividir tarefas, saber ouvir, discutir ideias, respeitar a opinião dos colegas. Vale a máxima de que "várias cabeças pensam melhor do que uma".

* É imaturo: algumas atitudes fora de hora podem comprometer a imagem da equipe e principalmente a do chefe. Nada a ver com a postura desejada uma pessoa metida a engraçadinha, que isola um colega por conta de divergências, que adora chamar a atenção durante as reuniões, que faz comentários desagradáveis e preconceituosos, que tem atitudes infantis. Como passar segurança e confiança agindo desta forma?

* Não sabe ouvir: grande falha por parte de quem quer assumir novo estágio na carreira, pois é através da escuta que se pode identificar necessidades, gerar soluções criativas, tomar decisões. É necessário prestar atenção no interlocutor, saber lidar com pessoas e suas complexidades, sejam elas chefes, colegas de outras áreas, clientes, fornecedores, etc. Saber ouvir é uma grande habilidade desejada no perfil de chefe, pois gera empatia, serve para mediar relações e cria um bom e receptivo ambiente de trabalho.
 
 

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