O post anterior foi dedicado aos empreendedores. Este também, para aqueles que estão meio desanimados, ou querem tirar proveito de histórias de outros empresários, ou ainda visualizar soluções para dias difíceis e até para servir de inspiração.
A professora Solange Mata, da Business School São Paulo, selecionou para a revista Exame alguns filmes que espelham a rotina e servem de motivação.
Quem sabe um deles não ajuda a dar aquele clic para superar os desafios do seu negócio?
* CHEF: lançado mês passado nos cinemas, conta a trajetória do chef Carl Casper depois de perder seu emprego. Uma aula de como começar do zero, superando um revés, até trilhar o sucesso.
* À PROCURA DA FELICIDADE: Will Smith num clássico do cinema empreendedor, onde a luta pela sobrevivência, as dificuldades, os desafios, a garra e a vontade de ter sucesso servem de guia para uma história de superação.
* A REDE SOCIAL: é a versão pras telonas da criação do Facebook. O filme pode ter alguns momentos de 'licença poética' em relação à realidade, mas não deixa de servir de inspiração para quem tem uma ideia e quer colocá-la em prática, sem falar nos questionamentos sobre a ética e outros valores que fazem parte dos negócios.
* PIRATAS DO VALE DO SILÌCIO: conta o início da trajetória de Bill Gates, Steve Jobs e outros na popularização dos computadores, superando desafios e conflitos, as estratégias, a concorrência, até desenvolverem duas das maiores empresas mundiais e se tornarem dois ícones do empreendedorismo.
*JOBS: Ashton Kutcher interpreta a trajetória de Steve Jobs, que serve de inspiração ao mostrar a personalidade, as relações, os detalhes da gestão, conflitos com investidores, a escolha da equipe, dentre outras coisas. Apesar da crítica não muito favorável, é uma janela abrangente sobre a história da Apple e do seu criador.
* OS ESTAGIÁRIOS: comédia sobre dois vendedores de relógios demitidos após o chefe fechar a empresa por considerá-la ultrapassada. Sem dinheiro, conseguem uma seleção de estágio no Google, onde se deparam com a diferença de idade e desafios na convivência. Mostra a importância da diversidade ao se formar uma equipe e criar novos negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário