Passamos grande parte das horas diárias ocupados no trabalho, nos relacionando com os colegas, com parceiros, fornecedores, clientes e outros envolvidos. Embora algumas pessoas evitem criar laços de amizade no ambiente profissional, é difícil não cultivá-los, são horas e horas compartilhando vivências, os mesmos objetivos e metas, as dificuldades e também as conquistas. E isso é bom!
Segundo o psicólogo e consultor de mercado Ron Friedman, ter amigos no trabalho pode dar uma grande força na concentração, ao lidar com contratempos, dar um up no desempenho e até aumentar seu salário. "Quando não há essa necessidade psicológica básica de se sentir conectado aos que nos rodeiam, podemos dedicar menos atenção a novas possibilidades", destaca ele.
Uma série de estudos indica que pessoas solitárias são menos saudáveis, têm pressão arterial mais alta, mais fraco sistema imunológico e mais dificuldades para dormir à noite. Outro estudo mostrou que a solidão crônica pode conduzir à mortalidade precoce. E é fato que rendemos mais quando estamos bem descansados e com boa saúde.
Por outro lado, quando os colegas são também amigos, fica mais penoso pedir demissão/ser demitido e trocar de emprego, o senso de lealdade muitas vezes fala mais alto, é difícil abrir mão daquela rotina de companheirismo, camaradagem e colaboração. Um bom ambiente de trabalho é também construído pela amizade existente entre seus integrantes.
Fonte: Forbes Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário