terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Novo Emprego

Ano Novo, emprego novo? Quem sabe...


Os primeiros dias são difíceis, de ambientação e com uma certa ansiedade. Aproveite para observar  o chefe e os colegas pois, muitas vezes, algumas regras não são explícitas.
Para ter uma trajetória bem sucedida, alguns errinhos devem ser evitados. Fique alerta.

* Não cultivar relacionamentos: evite se isolar, o que pode gerar uma imagem de antipatia. Uma boa forma de se familiarizar com a empresa e com os novos colegas é almoçar com eles, ser amigável, e criar canais de comunicação. É natural que todo recém chegado seja alvo de curiosidade por parte dos antigos funcionários.

* Se expor demais: ao mesmo tempo que é fundamental conhecer e se relacionar com os novos colegas, é prudente manter uma certa reserva e não sair dando grandes detalhes da vida pessoal a quem mal se conhece. Vínculos e amizades são cultivados com tempo. Pega muito mal ouvir algum comentário indiscreto seu circulando como manchete na 'rádio corredor'.

* Dar muitos palpites: mostrar interesse é uma coisa, mas atropelas as etapas e querer meter o bedelho em tudo é outra. Primeiro se interesse em conhecer a cultura da empresa, compreender os processos e as regras. Melhor do que dar palpites é perguntar, esclarecer as dúvidas, observar a rotina. Evite criticar o modo como as tarefas são feitas, isso pode gerar desconforto e demonstrar certa arrogância.

* Se inspirar no pior: a parceria com os colegas deve ser saudável, por isso não se envolva em fofocas e nem em 'panelinhas' para ser aceito pelos demais. Busque inspiração nos que são admirados pelo desempenho e pelo comportamento.

* Se afastar ou se aproximar demais do chefe: o ideal é ter um bom relacionamento mas sem uma postura invasiva. Aproxime-se aos poucos, observe seu estilo de liderança, e fique longe do puxa-saquismo como estratégia para ser aceito.

* Reclamar demais: empresa perfeita não existe e, mesmo que não seja o que você idealizou, não fique pelos cantos reclamando ou comentando com os novos colegas. Respeite seu local de trabalho, arregace as mangas e bola pra frente.

* Contar vantagens: seu desempenho fala por você. Nada de contar vantagens e ficar alardeando suas qualidades e seus resultados. Também evite comparar a empresa atual com a anterior, para o bem e para o mal: falar mal é deselegante, e elogiar demais pode indicar uma dificuldade em se adaptar ao novo ambiente.



Fonte: Comportamento UOL

 


 

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