quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Postura + Humor

Alguma dúvida de que a postura corporal 'fala' sobre nós? Uma pessoa que anda curvada, com ombros caídos e olhando pro chão não parece sinônimo de muito animada, concorda?

Pois uma pesquisa de 2012, realizada pela San Francisco State University (EUA) com 110 jovens, concluiu que a forma como andamos ou sentamos está diretamente ligada ao nosso ânimo.



No experimento foi pedido que o grupo andasse com os ombros pra frente e, depois, com as costas retas. Os participantes disseram ter ficado mais descontentes e com menos energia ao andar com as costas curvadas, mas tiveram grande melhora no humor ao mudarem a postura - o que reforça a ideia de que a postura influencia diretamente sobre a saúde e a qualidade de vida. "A má postura deprime e, neste caso, com facilidade pode levar ao estresse, à contratura e, por fim, à dor", explica o ortopedista e traumatologista Carlos Alberto Macedo, professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Fisicamente, a má postura interfere no bom funcionamento dos órgãos - já a postura ereta permite uma respiração mais profunda, oxigenando melhor as partes do corpo. Sentar ereto e relaxado expande o peito, absorve mais o fôlego, e aumenta a energia e o foco.

Já a curvatura da coluna ocasiona a falta de circulação de energia e traz a tensão. Sentar ou caminhar de forma torta afeta até mesmo a posição dos órgãos, podendo até causar doenças. Ombro pra frente e coluna curvada 'esmaga' os órgãos e, assim, eles não funcionam como deveriam. Postura assim pode diminuir a ventilação pulmonar e, ao expandir menos o pulmão, há mais chances de se contrair uma pneumonia, por exemplo.
Ao melhorar a postura, é possível corrigir uma série de coisas que podem estar lhe causando mal, e algumas até sem sequer terem sido notadas ou sentidas... ainda.



Existem vários exercícios e atividades que auxiliam na prevenção e na correção destes problemas . Consulte um especialista para que, com segurança, passe a adotar uma reeducação postural. Os benefícios serão refletidos até no seu humor, pode apostar.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário