Vem do blog do Dr. Jairo Bouer a notícia: estudo mostra que quem trabalha mais de 48 horas por semana tem maior propensão a exagerar na bebida.
E aí, a hora extra costuma fazer parte da sua rotina? É prática tão normal que já nem lembra quando foi a última vez que saiu no horário?
Então, fique de olho no relógio e nos excessos.
Na pesquisa, coordenada pela professora Marianna Virtanen, do Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia, foram consultadas mais de 333 mil pessoas, em 14 países. O trabalho foi publicado no British Medical Journal e divulgado no jornal Daily Mail.
Mulheres que bebem mais de 14 doses de bebida alcoólica por semana (cerca de 14 taças de vinho ou latinhas de cerveja) e homens que bebem mais de 21 doses estão na faixa considerada de abuso, têm maior risco de sofrer transtornos psiquiátricos, cardiovasculares, doenças do fígado e câncer.
O estudo comprovou que pessoas com expediente sem-hora-pra-acabar tendem a consumir, em média, 11% a mais de álcool. Os que têm jornadas de 49 a 54 horas por semana registraram um consumo 13% maior de birita, e os que trabalham mais de 55 horas apresentaram consumo 12% maior. Não houve grande diferença entre homens e mulheres, nem entre faixas etárias ou condições socioeconômicas.
Nada de mal em consumir alguma bebidinha pra relaxar e confraternizar depois do trabalho. Mas ligue o sinal de alerta quando a frequência e o número das doses aumentar além da conta.
As empresas podem contribuir incentivando os funcionários a cumprir a carga horária combinada, a não abrir mão de atividades prazerosas e do convívio com amigos e familiares, além de promover programas de prevenção ao álcool.
________________________________________________________________________
FÉRIAS ...
O Blog vai dar uma pausa em Fevereiro para um período de merecidas férias, outro de estudos/cursos de atualização, e outro para que a NET consiga, finalmente, resolver os intermitentes problemas técnicos recorrentes na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário