terça-feira, 24 de junho de 2014

Bons Modos na Empresa

Com as mudanças promovidas pela tecnologia, é preciso ficar atento aos novos e velhos hábitos. Atitudes negativas no trabalho podem comprometer qualquer trajetória profissional.
As informações circulam muito rápido e, por vezes, as relações podem se tornar mais leves e informais. Pelo fato de ampliar as possibilidades de comunicação, as novas ferramentas (computador, smartphone, tablet, etc.) aumentam o risco de mancadas na etiqueta corporativa.
O uso das redes sociais merecem atenção redobrada, a forma de se mostrar em cada mídia deve ser bem avaliada, pois tanto servem para contatos pessoais quanto para os profissionais.
Isso sem falar na globalização das relações, que pode ser um campo fértil para as gafes, se não levarmos em conta a cultura e os hábitos do país de origem de quem vamos negociar/ trabalhar.



Fique atento:

* Comunicação:
Ao escrever, redobre os cuidados com aspectos gramaticais (evite gírias e abreviações), lembrando sempre das saudações iniciais e finais. Responda aos e-mails para comprovar sua atenção para com o assunto e o destinatário. Ao enviar mensagens para grupos, mantenha os endereços ocultos para não expor os demais.

* Internet:
Evite ficar muito tempo nas redes sociais. Redobre os cuidados com as fotos para não causar uma má impressão em clientes e colegas (nada de roupas de banho e de bebidas alcoólicas). Fuja das polêmicas e de grupos que possam comprometer sua imagem (tipo: "Unidos na ressaca", "Só pego no tranco depois das 11h", "Roubo mas faço", etc.).

* Telefone:
Cuidado ao escolher o toque do celular, nada de muito chamativo ou dançante - mas caso opte por estes, deixe no modo vibrar ou silencioso. No fixo ou no celular, use tom de voz baixo ao falar. Só passe o número do celular do colega se ele permitir. Não atenda o celular durante reuniões (se estiver esperando uma ligação muito importante, avise antes aos presentes). Ao ligar para celular, pergunte se a pessoa pode falar naquele momento.

* Estrangeiros:
Informe-se antes e pesquise sobre os hábitos e a cultura do seu interlocutor, tanto em contatos (telefônicos ou por escrito) quanto em viagens. Observe as atitudes das pessoas e, em caso de dúvida, pergunte como proceder em determinada situação. Tenha cuidado com as palavras: uma palavra mal traduzida pode dar um sentido diferente ao que quer expressar.  Gestos com as mãos e linguagem corporal devem ser avaliados, pois podem significar coisas diferentes dependendo dos países.

* Lanches:
Se for almoçar ou lanchar no ambiente de trabalho, o melhor é se afastar dos colegas quando for comer (melhor ainda se a empresa tiver um espaço específico para isso). Evite alimentos com cheiro forte, e biscoitos/salgadinhos crocantes que fazem barulho ao mastigar. Afaste-se dos aparelhos eletrônicos ao comer e ao ingerir líquidos, tanto pela possibilidade de estragar se o alimento cair em cima, quanto pela higiene de manter limpos seus utilitários. Seja gentil e ofereça seu lanche aos colegas.

* Horários:
A tecnologia nos permite estar conectados durante as 24 horas, mas não é por isso que vamos perder a noção e acionar um colega a qualquer hora do dia ou da noite. Evite contatos em horários extremos (antes das 8h e depois das 18h), e procure se informar sobre as folgas e as férias de seus contatos profissionais. Se não for nada super ultra mega urgente, evite enviar e/ou responder e-mails depois do horário do expediente. Bom senso é o caminho.

* Home Office:
Ao participar de tele/videoconferência, evite roupas de ficar em casa, tire as crianças e os animais de estimação da sala, e deixe o ambiente organizado e limpo. Tenha uma sala preparada para receber seus contatos pessoalmente.

E, em qualquer ambiente ou idioma, as palavrinhas mágicas estão sempre valendo, faça uso irrestrito delas....



Fonte: ZH Dinheiro

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