O apelo à simplicidade está crescendo como resposta ao mundo dos excessos, incapaz de satisfazer os desejos mais profundos.
Simplificar a vida e se concentrar no mais importante, não acumular objetos, botar ordem na bagunça, descomplicar a rotina, ter tempo para fazer o que se gosta e conviver com quem se gosta - esses são alguns pontos do estilo de vida minimalista. Nada a ver com falta de dinheiro, apenas viver com menos, simples assim.
Será que precisamos mesmo de tantas coisas para ser feliz?
Não acumular e consumir de forma consciente pode ser um caminho para tornar a rotina mais simples. Às vezes o excesso sufoca e a prática do desapego é um exercício que deveria ser constante para quem busca uma vida mais 'light'.
Na tentação da compra por impulso, valem três questionamentos: Preciso? Preciso agora? Posso pagar?
Mas não é só para bens materiais, a ideia é simplificar tudo para ter menos com o que se preocupar e, assim, poder desfrutar melhor do que traz felicidade.
Alguns toques ....
* Férias? Fuja da rotina mas em casa, redescubra sua região, visite os parques e museus, e tantos outros locais ao alcance, mas que sempre são deixados de lado em meio a loucura da correria diária.
* Recicle! Todos os dias, se desfaça de algo que não tem utilidade (doe, passe adiante, ou até mesmo jogue fora se for o caso). No final do ano, serão 365 objetos a menos para limpar e organizar.
* Organize a rotina! Em vez de fazer uma coisinha por dia, reserve um turno ou um dia por semana para tarefas menores ou resolver coisas de rua (pagar contas, ir à farmácia, etc). Ao realizar essas tarefas em conjunto, sobra mais tempo para outras atividades do seu interesse.
* Relaxe! Se está descansando ou ocupado com algo importante, deixe de abrir a porta ou atender ao telefone apenas por obrigação (isso se não tiver esperando visita ou alguma ligação urgente). Quantas vezes você já largou o que estava fazendo para atender o telefone e era uma ligação de telemarketing?
* Organize coisas! Reserve uns 10 ou 15 minutos diários para organizar seus pertences - seja a gaveta de meias, a mesa de centro da sala, o armário com a coleção de xícaras, vale qualquer canto. Parece pouco, mas vai fazer uma enorme diferença ao trocar um dia inteiro de arrumação geral no final de semana por um bom passeio ao ar livre.
* Ar livre! Falando nisso, aproveite mais tempo em contato com a natureza, faça piquenique, ande de bicicleta, pegue um sol, troque a mesa da cozinha almoçando ou jantando na varanda, visite aquela feirinha perto da sua casa (mas que é sempre preterida por tarefas mais urgentes). Tudo isso faz bem para a saúde física e emocional.
* Dê tempo para o ócio! Sim! Tire uns minutos diários para não fazer nada que exija movimento ou concentração. Boa música + chá fumegante + sofá: uma combinação perfeita. Ou pode ser ficando de molho num banho de banheira mais demorado, ou mesmo no chuveiro, aproveitando aquele óleo corporal que você nunca tem tempo de usar.
* Xô, web! Tire períodos longe da internet, smartphones e de seus gadgets. Impossível? Difícil sim, mas não impossível ... faça uma forcinha que vale a pena. Neste período, você pode se deliciar com um bom livro, uma conversa animada, um passeio ao ar livre, ou outra atividade que lhe dê grande prazer. Se não der para desconectar total, pelo menos estabeleça um horário limite para acessar as tralhas eletrônicas, nada de ir pra cama abraçado na 'internet'.
* Pressa? Calma, ande mais devagar ... Respire fundo, olhe ao redor e vai reparar em coisas que estão todos os dias ali mas nunca se permitiu ver. A pressa ainda propicia acidentes - alto lá com essa correria. Se você é daqueles que já sai de casa a mil e atrasado, talvez seja melhor acordar uns 15 minutinhos mais cedo e começar um dia com mais tranquilidade e menos estresse.
Paz interior e momentos felizes é o que desejamos para todos!
Fonte: Mulher Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário