quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coração e Dieta Adequada

Prevenção é fundamental quando se fala em doenças cardiovasculares.
O consumo exagerado de gordura de origem animal, produtos industrializados, frituras, tabagismo, sedentarismo, álcool em demasia ... aí vem as placas de gorduras acumuladas nas artérias, que dificultam a passagem de sangue, aumentando a pressão arterial e, consequentemente, surgem os riscos de infartos e AVC.


A receita contra os males do coração é conhecida: o jeito é se precaver adotando uma alimentação balanceada (rica em fibras, antioxidantes, com pouco sódio e gorduras saturadas), a prática regular e orientada de atividades físicas, uma rotina menos estressante, combate ao cigarro e afins, ao excesso de álcool...


Fora isso, segundo a nutricionista Flavia Morais, existem alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio de quem quer ter o coração forte e saudável.

Quais são?

* Laranja: rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a absorção do colesterol e diminui seu acúmulo nas artérias e veias, além de ser fonte de potássio (mineral importante no controle da pressão arterial).

* Couve: rica em antioxidantes (que diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol), magnésio (que melhora a elasticidade das artérias e a circulação), fibras e vitaminas A e E. * Alho: potente no controle da pressão arterial, pois inibe uma enzima vasoconstrictora, a angiotensina, fazendo com que os vasos fiquem mais 'relaxados' e fazendo o sangue circular melhor.

* Suco de uva: a uva escura é rica em polifenois, que melhoram a elasticidade dos vasos e a formação de placas de colesterol. Com efeito antioxidante, cada vez mais os benefícios da uva são também adotados na indústria de cosméticos.

* Cacau: rico em flavonoides (que são antioxidantes que melhoram a flexibilidade dos vasos), o consumo do cacau está relacionado à redução da pressão arterial e ao menor risco de infarto. Pode ser consumido na forma de chocolate amargo (30 gramas ao dia), ou em pó, na preparação de bebidas.

* Peixes de água marinha: salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, com ação anti-inflamatória  que diminui os níveis de triglicérides, aumenta os de HDL, e diminui o risco de arritmias. Outras fontes de ômega 3 são a semente de linhaça e a chia.

* Leguminosas: com destaque para a lentilha, devido ao alto teor de fibras, magnésio, potássio e ácido fólico, nutrientes relacionados ao controle da pressão arterial. * Amêndoas: fontes de fitoesterois (que diminuem a absorção do colesterol), e de gorduras insaturadas (um tipo de gordura que no fígado não é transformada em colesterol).

* Romã: 250 ml de suco por dia fazem maravilhas - por ser antioxidante, controla a formação de placas de colesterol e reduz o entupimento das artérias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário