segunda-feira, 14 de abril de 2014

Professores sem formação

No Brasil, 51,7% dos professores do ensino médio não tem licenciatura na disciplina que dá aulas.
Os dados são do Censo Escolar 2013, e foram compilados pela ONG Todos pela Educação.
Notícia triste para começar a semana ...



Na disciplina de Física, 80% dos professores não são formados na área, e em Química 66,3%. Artes é a matéria com maior deficiência, pois apenas 14,9% dos professores são licenciados. Já o melhor índice é em Língua Portuguesa, onde 73,2% dos professores são formados na área.

O Nordeste é a região com pior situação:  66% dos docentes não são formados na área em que dão aula. No Centro-Oeste o índice é de 60,5%, na região Norte é 55%, no Sul é 41,9% e no Sudeste o percentual é de 42%.

Nos anos finais ensino fundamental a situação é ainda mais alarmante: 67,2% dos docentes não são habilitados. E o Nordeste segue com os piores índices, com 82,4% dos professores não formados nas áreas em que atuam, seguido pela região Norte (81,9%) e pelo Centro-Oeste (64,3%).
Nessa etapa do ensino, apenas 28,1% dos professores de Geografia são formados na disciplina, em História são 31,6%, e em Ciências são 34,2%. 

Uma auditoria feita em março pelo Tribunal de Contas da União, indicou uma carência de 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas do nível médio.
Foi-se o tempo que o sonho de toda menina era ser professora. A profissão já não mais encanta os jovens, principalmente pelos baixos salários oferecidos - o piso nacional de R$ 1.697,39 para 40 horas de trabalho deixa muito a desejar.

Pros que decidiram seguir carreira em sala de aula, é cada vez maior a insatisfação e o desprestígio profissional, causando uma evasão para outros mercados de trabalho.
A formação e a valorização do professor é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em discussão na Câmara dos Deputados e deve ser votado em 22 de abril.

E já é tarde ... uma pesquisa internacional feita em outubro de 2013, mostrou que, entre 21 países, o Brasil fica em penúltimo lugar em relação ao respeito e à valorização dos seus professores ...

Quantas gerações serão necessárias para mudar este cenário para melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário