Mas a negligência com a alimentação cobra o preço, acarretando pouca disposição, baixa produtividade, problemas de saúde e até ganho de peso.
Com o mantra das ideais seis refeições diárias, divididas em intervalos de três horas, o jeito é levar marmita pro trabalho. "Quando pulamos uma refeição, nosso organismo pode interpretar que faltarão energia e nutrientes (carboidratos, proteína, gordura, vitaminas e minerais), essenciais para seu bom funcionamento. Essa mensagem fará com que ele gaste menos calorias ao longo do dia", diz Jacqueline dos Santos, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UniRitter.
Invista em comidinhas 'de gaveta' para lanches mais rápidos. Frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas, granola (pra dar um toque no iogurte), barras de cereais naturais e outras do tipo são práticas e não estragam com facilidade. Biscoitos integrais são boas opções, desde que livre de gorduras trans, realmente feitos com farinhas e grãos integrais, e poucos aditivos. Olho vivo no rótulo pra conferir os ingredientes.
Se tiver disponível uma geladeira no escritório, um bom sanduíche natural feito em casa faz toda a diferença. Frutas picadas, salada de frutas e iogurtes também são ótimas pedidas. Leve tudo em bolsa térmica e, chegando no trabalho, passe direto pra refrigeração.
Neste calor que já impera, beba muito líquido, durante todo o expediente. Lembre que o ar condicionado resseca a mucosa nasal, daí também a importância da hidratação. Além de água pura, pode levar de casa sucos naturais, chás, água de coco, e até rodelas de limão e/ou folhas de hortelã para aromatizar a água. Refresca que é uma beleza!
Para quem leva o almoço de casa, dê preferência aos potes de vidro (para esquentar no micro-ondas), além de recipientes bem higienizados e com tampas. Carregue tudo em bolsa térmica para garantir a boa conservação dos alimentos, até porque a maioria das pessoas gasta boa parte do tempo no deslocamento até o trabalho. Ao chegar, transfira tudo pra geladeira.
Com boa vontade e uma certa dose de organização, dá sim pra manter uma alimentação equilibrada, mesmo em dias em que o bicho tá pegando no escritório.