quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Otimismo

A vida não é um conto de fadas. A realidade é que o ser humano trava uma constante batalha para se realizar no trabalho, construir uma família unida e amorosa, lutar contra seus medos, manter a saúde física/mental/emocional/espiritual, pagar as contas no final do mês, ter momentos de lazer, superar as más fases, atingir os objetivos traçados, administrar as relações, lidar com o inesperado ...


São tantos os obstáculos que às vezes o desânimo bate de tal forma, que pensamos não sermos capazes de dar a volta por cima, o pessimismo toma conta, e que a vida é um fardo pesado demais pra ser carregado com brilho nos olhos.

E é tudo isso e mais um pouco, todos esses momentos (e muitos outros) fazem parte do processo, da estrada, da dinâmica do que chamamos de viver.

Então, quem sabe facilitar um pouco? Afinal, a vida é cheia de surpresas, os momentos felizes existem sim (e muito!), as mudanças podem ser pra melhor, o bom humor ajuda a refrescar a rotina, as risadas aliviam o baixo astral, o dia que começou ruim pode acabar de outra forma, nosso estado de espírito pode ser alterado pra melhor, porque as coisas mudam a cada minuto, é vida que segue.

Pois cinco pesquisas comprovam que o otimismo pode ajudar a tornar a rotina mais leve e refletir em melhorias até na saúde.



* Otimismo estimula o sistema imunológico: estudo realizado com 124 estudantes pela University of Kentucky e pela University of Louisville, mostrou que pessoas mais otimistas têm maiores níveis de células que combatem vírus.

* Otimistas têm menor risco de sofrer um AVC: pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association, realizada com seis mil adultos com mais de 50 anos, mostrou que uma visão positiva sobre a vida pode diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC). No estudo, cada um avaliou seu nível de otimismo em uma escala de 16 pontos. Cada aumento de um ponto no otimismo correspondeu a uma redução de 9% na chance de ter um AVC.

* Pessoas felizes têm mais sucesso no trabalho: segundo estudo realizado pelo Journal of Career Assessment, pessoas felizes ganham mais dinheiro, têm desempenho superior e realizam tarefas com mais eficiência do que aqueles que estão sempre se lamentando pelos cantos.

* Otimistas são mais saudáveis: quem se descreve como muito otimista tem 55% menos risco de morrer por qualquer causa, em comparação com pessoas de expectativas negativas. Os otimistas têm menores taxas de morte cardiovascular do que os pessimistas, de acordo com um artigo publicado no The Archives of General Psychiatry.

* Dar gargalhadas emagrece: rindo de 10 a 15 minutos por dia, queimamos de 10 a 40 calorias, conforme levantamento divulgado pela Association for Psychological Science.



Olhe as coisas de um jeito diferente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário