quarta-feira, 28 de maio de 2014

Feng Shui

O Feng Shui originou-se há mais de 5 mil anos, nas planícies da China Antiga, e é uma arte que visa harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, através do estudo do fluxo da energia do local.



Feng Shui é traduzido por Vento-Água, mas vai muito além, pois os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água que não se pode agarrar. É o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.
Os grandes Mestres do passado praticavam, juntamente do Feng Shui, a Medicina Tradicional Chinesa, o Chi Kun, o Tai Chi, e o Nai Kun - os médicos chineses acreditam que, se uma pessoa tem algum problema, isso foi gerado por alguma razão. Por isso, ele vai até a casa do paciente averiguar o que pode estar errado e o que pode gerar a desarmonia - com isso, a variedade de diagnósticos possibilita um tratamento mais completo.

Ao levar em conta as cores, formas e objetos, a aplicação do Feng Shui pode trazer benefícios ao  equilibrar as energias de um imóvel, maximizando as coisas boas e minimizando os obstáculos de influências negativas no ambiente, baseado no entendimento das forças da natureza.
De acordo com a consultora Lucimara Stráda, o Chi, nossa 'força energética vital', pode ser comparado à correnteza de um rio que flui pelo nosso lar. Sendo assim, quando visualizamos nossa casa integralmente, precisamos observar a disposição dos móveis e acomodá-los de forma que a energia possa passar por todos os ambientes, fluindo sem obstáculos pela frente. Quando móveis e objetos ficam estagnados e acumulados, a energia fica também estática, e o Feng Shui então é usado para harmonizar esses ambientes, fazendo com que a energia circule.

Pela técnica aplicada pela escola de Feng Shui tradicional chamada Xuan Kong Fei Xing, a partir da data da construção ou habitação da casa e de um direcionamento magnético, é possível determinar sua frente energética, localizando onde entram as energias. Além disso, todas as casas têm oito divisões, levando em conta os pontos cardeais, e em cada um desses espaços o Chi tem características distintas.

As energias Yin e Yang também estão presentes nesses setores, mas podem não ser benéficas em determinados espaços - daí a importância dos consultores em Feng Shui para diagnosticar e encaminhar os ajustes necessários. Nos dormitórios, por exemplo, devem predominar as energias Yin, mais adequadas a ambientes de repouso. Já em escritórios e salas de estar, as energias Yang potencializam os espaços que tem movimento.

Após o devido mapeamento energético, o consultor orienta os ajustes, depois de verificar onde é preciso potencializar ou minimizar cada tipo de energia, utilizando cores e formas específicas. As energias dos elementos (metal, água, madeira, fogo e terra) podem ser boas ou ruins, dependendo da sua combinação no local.


O que pode obstruir o fluxo de energia?
* Entulho, bagunça, móveis muito largos ou vasos de plantas muito grandes;
* Locais estreitos ou apertados por causa da decoração e/ou  construção;
* Locais mal iluminados;
* Corredores muito compridos que aceleram o fluxo de energia;
* Escadas vazadas e do tipo caracol, que fazem com que a energia se perca, prejudicando o fluxo  para o andar superior;
* Halls internos apertados e mal iluminados.

Dicas para melhorar o fluxo de energia:
* Mantenha a casa limpa, com as lâmpadas funcionando e vidros sem rachaduras;
* Descarte objetos que estejam quebrados ou não são usados;
* Retire debaixo da cama tudo o que possa barrar o fluxo de energia, como sapatos, caixas e demais cacarecos;
* O número da frente da casa deve ser grande e visível, para as boas oportunidades baterem à porta;
* Na sala, não deixar sofás e poltronas de costas para a porta de entrada;
* O hall, o corredor e a escada devem ser agradáveis para circular, bem iluminados e decorados com quadros e fotos de família. Não obstrua com móveis ou bugigangas;
* Se o hall for muito pequeno e os corredores estreitos, pode dar a sensação de amplitude pintando as paredes de cor clara e decorando com espelhos.

 
Fontes: Portal Terra/ Vida e Estilo, Revista Pense Imóveis, fengshui.com.br

. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário