segunda-feira, 5 de maio de 2014

Frutas: Propriedades Nutricionais

Que a fruta é um alimento completo e saudável todos sabem. É refrescante, nutritiva, saborosa, tem baixo valor calórico e uma variedade imensa no frondoso território brasileiro. Com elas podemos fazer uma infinidade de receitas: sucos, doces, saladas, bolos, geleias, e tudo mais que a imaginação permitir. Seu consumo regular está associado à redução de doenças crônicas, ao fortalecimento do sistema imunológico, e à diminuição da mortalidade.
É peça fundamental na alimentação e deve ser consumida diariamente (em média de 3 a 5 porções, ou 400gr. por dia, que pode ser dividida em 3 refeições), de preferência em seu estado natural, pois fornece vitaminas, sais minerais, fibras, carboidratos e outros compostos alimentares.
Infelizmente apenas 20% da população brasileira consome frutas regularmente, conforme pesquisa do Ibope.

Na casca das frutas estão as fibras insolúveis, que ajudam no equilíbrio das taxas de colesterol, favorecem a flora intestinal, ajudam no controle do diabetes e ainda promovem a sensação de saciedade. As fibras solúveis (encontradas no bagaço da laranja, por exemplo) reduzem o colesterol ruim, regulam o nível de glicose no sangue, favorecem nos movimentos do intestino, além de outros benefícios.
Ao consumi-las na forma de compotas ou geleias pode haver perda de vitaminas e fibras, além da desvantagem na adição de açúcar. Já o congelamento das frutas é uma boa forma de conservá-las, e ainda permite a ingestão de espécies sazonais (caso das uvas e do morango).



O ideal é combinar várias frutas ao dia, e conhecer os benefícios nutricionais que cada uma oferece ajuda na busca por uma dieta equilibrada e saudável.
Vamos a elas:

* Coco: a água de coco é hidrata rapidamente o organismo, pois é composta por açúcar, sódio e potássio ideal em casos de vômitos e diarreia.
* Melão: cultivado há mais de 4 mil anos, é uma fruta diurética que ajuda no controle do peso e no funcionamento do intestino. Tem alto teor de água, potássio e magnésio.
* Uva: protege contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, através dos agentes antioxidantes, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.
* Laranja: por conter limonoides, tem propriedades anticancerígenas, e os fitosterois ajudam a diminuir a absorção de colesterol pelo organismo. A presença da vitamina C previne resfriados, fortalece o sistema imunológico e, nos homens principalmente, previne a hipertensão arterial e a obesidade.
* Pera: por ser fonte de potássio e cobre, ajuda a regular a pressão e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal, controle nos níveis de açúcar e colesterol.
* Abacate: rico em gorduras boas, previne más formações fetais (pela presença do folato), e evita alterações metabólicas que possam propiciar o surgimento do diabetes e hipertensão.
* Pêssego: composto de vitamina C e betacaroteno, ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis. É rico em fibras e minerais importantes para o bom funcionamento metabólico.
* Mamão: rico em fibras e betacaroteno, regula o intestino e protege a pele.
* Melancia: tem alto poder de hidratação, possui o licopeno (assim como o tomate), considerado um ótimo antioxidante e inibidor da proliferação celular, eficaz contra o câncer de próstata.
* Abacaxi: a bromelina presente na fruta tem efeitos antifúngicos e anti-inflamatórios, o que ajuda no combate a infecções.
* Maçã: rica em pectina, que é um tipo de fibra solúvel que, no intestino, forma um tipo de gel que diminui a absorção do colesterol. Os polifenois ajudam na diminuição do LDL, o colesterol ruim, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
* Maracujá: a vitamina C da fruta melhora a absorção de ferro, o potássio recupera os músculos e a pressão arterial após atividades esportivas, e o manganês facilita os processos metabólicos.
* Morango: fonte de vitamina C e flavanoides, é um potente antioxidante, que auxilia na prevenção de catarata, doenças osteoarticulares e cardiovasculares.
* Manga: rica em fibras, protege contra o câncer de colon e reto, e ainda ajuda a controlar a fome. O betacaroteno presente na fruta tem poder antioxidante.


Fonte: Portal UOL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário